Na terça-feira (17/10/2023), a Diretoria da ABAMF/BM/BM-RS representada pelo Presidente Potiguara Galvam e o Vice-Presidente Maico Volz, juntamente com as demais Entidades Representativas da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, após convite do Comandante Geral da Brigada Militar Coronel Cláudio Feoli, nos reunimos no QG para tratar assuntos de interesse da categoria.
Dentre os assuntos tratados, o Comando esclareceu sobre a situação das tratativas do Processo Seletivo para o CTSP, onde está aberto o TERMO DE REFERÊNCIA para que no dia 07 do mês novembro, saia o pregão eletrônico para a contratação da Banca que irá realizar o certame. Serão 2000 vagas (1000 por antiguidade e 1000 por Concurso Interno) com projeção de início para o primeiro semestre de 2024.
Outro ponto, foram as Promoções em atraso, pois temos colegas que já cumpriram o interstício e não houve a ascensão. O Comando entende que é necessário que as promoções saiam o quanto antes.
Também em questão ao PL 467/23, que trata do auxílio-alimentação, onde em seu Art. 2 inciso IV retirava a etapa alimentação. Com uma soma de esforços das Entidades, conseguimos com que este inciso fosse revisto e o governo ajustou o texto através da Emenda 04, para que este auxilio continue vigente e nossos colegas não tenham prejuízo financeiro.
Na sequência, as Entidade de Classe foram recebidas pelo Chefe da Casa Civil Arthur Lemos e o Secretário de Segurança Sandro Caron, Comando da Brigada Militar, Comando do Corpo de Bombeiros e demais Secretários do Governo. Na ocasião, foram feitas algumas solicitações as quais foram respondidas pelo Chefe da Casa Civil.
Segue abaixo as solicitações e respostas:
1- Necessidade de reposição das perdas inflacionárias acumuladas, na ordem de 32% e, no mínimo, a revisão geral anual;
Resposta: O Governo está trabalhando para alocar recursos para uma revisão geral, porém, neste ano devido ao limite prudencial não haverá, mas para o primeiros meses de 2024, poderá haver recurso e será novamente chamada as Entidades para debater o tema.
2- Realização das promoções dos militares, ainda neste semestre, e regularidade nas subsequentes;
Resposta: O Governo está aguardando alguns pareceres referente a possibilidade, visto estar sob o regime de recuperação fiscal, e até o final do mês de outubro o Chefe da Casa Civil dará uma resposta definitiva sobre as Promoções.
3- Edição de Parecer Jurídico restabelecendo a parcela de irredutibilidade, a qual vem sendo absorvida pela ascensão na carreira, e com isso, impedido a publicação de Reserva de muitos colegas que estão aguardando, alguns, há mais de 02 anos.
Resposta: Será agilizado o parecer jurídico da PGE sobre o tema, para sanar o mais breve possível está situação.
4- Restabelecimento dos níveis de soldado em CLASSES, sendo com estabilidade 1ª classe e sem estabilidade 2ª classe (para novos ingressos na BM);
Resposta: Será buscado um parecer jurídico da PGE sobre o tema.
5- Manutenção da etapa de alimentação, sem prejuízo do recebimento do auxílio alimentação;
Resposta: Atendendo as reivindicações das associações, Não será retirado a etapa alimentação, o texto foi alterado para evitar prejuízos financeiros a categoria.
6- Restabelecimento dos 3,1% da verticalidade aos cargos prejudicados quando da implementação do subsídio.
Resposta: Depende de recursos para a correção deste tema.
Fonte: Site - ABAMF. Disponível em: <https://abamf.org/2023/10/governo-do-estado-aceita-reivindicacoes-e-altera-projeto-de-lei-que-trata-sobre-o-auxilio-alimentacao/> Acesso em: 18/10/2023
Câmara aprova projeto sobre normas gerais das polícias militares Fonte: Agência Câmara de Notícias
DIA A DIA
Denúncias de cobranças indevidas por consultas via IPE Saúde, pacientes relatam que foram cobrados por cirurgias que deveriam ser cobertas pelo plano de saúde dos servidores do Rio Grande do Sul.
DENÚNCIA
A quinta unidade no interior do RS têm como propósito melhorar o atendimento e concentrar em um único local físico os serviços públicos mais demandados pelo cidadão.
DIA A DIA