Aspra Comunicação

Início / Notícias / CBMRS / Comemoração celebra aniversário do CBMRS e marca passagem do Comando-Geral

Comemoração celebra aniversário do CBMRS e marca passagem do Comando-Geral

Comemoração celebra aniversário do CBMRS e marca passagem do Comando-Geral
CBMRS Há 1 ano

Comemoração celebra aniversário do CBMRS e marca passagem do Comando-Geral


Fonte: CBMRS

Para comemorar os 128 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS), a corporação realizou um evento na noite desta terça-feira (28 de fevereiro), no Comando Geral no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre.

A solenidade também marcou a posse do Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues como novo Comandante-em-Chefe do CBMRS. Sucede ao coronel reformado Luiz Carlos Neves Soares Júnior. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Leite e do ministro da Segurança Pública, Sandro Caron.

O governador enfatizou a importância das corporações e saudou o novo comando. E admite ter se emocionado com vídeos instrutivos sobre a história da instituição.

Para o secretário Caron, a trajetória centenária de bombeiros que dão o exemplo na prestação de serviços continuará sendo celebrada e reconhecida como referência para todo o país. “O Coronel Estêvam teve uma trajetória exemplar voltada para a inovação e prevenção de incêndios e acidentes.

Destaca também Caron: “Estamos trabalhando pelo fortalecimento da corporação com enfoque em investimentos tecnológicos para melhorarmos cada vez mais o atendimento à população gaúcha".

Em seu discurso, o novo comandante-em-chefe do CBMRS agradeceu a dedicação do antecessor e homenageou toda a força. “Agradeço o legado deixado pelos comandantes que me antecederam e sei da responsabilidade em mantê-lo. Nosso foco será a inovação e o desenvolvimento da corporação para garantir melhores equipamentos, estrutura, contínua qualificação e atualização do efetivo, protegendo a sociedade e quem a protege”, e disse o coronel.

Patrimônio centenário  

O Corpo de Bombeiros Militar no Estado comemora, celebra neste 1 de março o seu 128º aniversário de serviço a 1 de março. Originalmente administrado pelo município e conhecido como Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, o Primeiro Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul conta com 17 funcionários - os "Dezessete Bombeiros Lendários".

Com elementos militares e viaturas de tração animal, o corpo de bombeiros da época era dividido entre o 1º Corpo de Bombeiros, localizado na Rua Jerônimo Coelho, e o 2º Corpo de Bombeiros, localizado na Praça Rui Barbosa, ambos no centro da capital. A corporação foi mantida cobrando uma taxa junto com impostos e subsídios comerciais.

Hoje, o Corpo de Bombeiros Militar é uma instituição autônoma que integra os componentes da Secretaria de Segurança Pública. São quase cem unidades que atendem todos os municípios do Rio Grande do Sul. A instituição é composta por mais de 3.000 funcionários ativos, divididos em 12 batalhões e uma empresa especial de busca e salvamento, e possui viaturas modernas e tecnicamente avançadas.

Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues

O Coronel Estêvam nasceu em Porto Alegre e tem 47 anos. Ingressou na carreira militar estadual em 1993 no Corpo de Bombeiros Militar, quando o Corpo de Bombeiros Militar ainda estava vinculado aquela instituição.

Em 1996, concluiu o curso de formação de oficial superior na Academia da Polícia Militar do Rio Grande do Sul e tornou-se tenente. Em 2001, formou-se no Curso de Especialização de Bombeiro Militar (2001).

Hoje como coronel, ocupou o cargo de Diretor de Ensino do CBMRS, cargo que assumiu no ano passado, após exercer o cargo de Subdiretor do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (DSPCI), cargo que já ocupou em 2015-2019. De 2019 a 2021, foi comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), setor que já havia realizado planos de prevenção de incêndios Bombeiros (2010 a 2011) e comandante de brigada e salva-vidas na Operação Verão (2002 a 2008).

Estevam é formado em engenharia civil e possui mestrado e doutorado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em engenharia de segurança contra incêndio pela Universidade de Coimbra e especialista em engenharia de segurança do trabalho pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) e perícia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.


https://www.bombeiros.rs.gov.br/cerimonia-celebra-aniversario-do-cbmrs-e-marca-passagem-do-comando-geral

Compartilhe


Leia Mais

Diretoria da ABAMF-BM reúne-se com Secretário de Segurança do Estado e Comandante Geral da BM e apresenta Projeto de Lei de Promoção dos Praças

A entidade entregou Projeto de Lei de Promoção dos Praças e ratificou a necessidade de valorização dos profissionais da segurança pública, em especial soldados, sargentos e tenentes (os quais representam).

DEMANDAS CLASSISTAS
Setembro Amarelo: sobre o risco de suicídio entre Policiais Militares

A atividade do policial militar é relacionada à vulnerabilidade física e psicológica, causando grande impacto na qualidade de vida do profissional e podendo ter como consequência o desenvolvimento de transtorno depressivo.

DIA A DIA
A GUERRA COTIDIANA!

Sugiro a imediata implantação de câmeras corporais nos homicidas, traficantes, assaltantes e estupradores, talvez assim, com está "façanha", os criminosos diminuam suas ações delituosas!

SEGURANÇA PÚBLICA

Conheça Nossos Parceiros

Belas E Perfumadas - Eunice Ramos

Perfumes e Cosméticos
Vendas e entregas a domicílio
Bel Festas

Buffet, Decoração e Fotografia
6MP9+H5 Fragata, Pelotas - RS