Aspra Comunicação

Início / Notícias / SEGURANÇA PÚBLICA / Em vez de reposição salarial brigadianos receberão presídio militar

Em vez de reposição salarial brigadianos receberão presídio militar

Em vez de reposição salarial brigadianos receberão presídio militar

O governo do Rio Grande do Sul planeja construir um novo Presídio Policial Militar destinado a manter fora de circulação agentes da Brigada Militar que estão presos. O novo prédio terá cerca de 150 vagas e vai custar R$ 27 milhões.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o atual espaço tem capacidade para 66 presos e hoje abriga 43. Ainda de acordo com a pasta, “a construção de um novo presídio visa atender a legislação atual, em termos estruturais, conforme determina a Lei de Execução Penal”.

O Executivo pretende pagar a construção, majoritariamente, por meio de permuta. O plano é entregar à Construtora Verdi 12 imóveis já selecionados, com valor de mercado estimado pelo governo em R$ 26,8 milhões. O restante do valor será pago em dinheiro.

A construtora é a mesma que foi contratada para as obras do novo Presídio Central, em Porto Alegre. Nos últimos anos, a empresa também foi responsável por outras construções prisionais, também por meio de permuta de imóveis — como o Centro de Triagem, também na Capital, o Complexo Penitenciário de Canoas, e as penitenciárias de Sapucaia do Sul e de Bento Gonçalves.

Nesta semana, o Comitê Gestor de Ativos do governo do Estado aprovou a seleção dos imóveis para a nova permuta. Entre os 12 que foram reservados para o negócio estão propriedades nas avenidas Bento Gonçalves, João Pessoa e Assis Brasil, em Porto Alegre, e um na Estrada da Vindima, em Bento Gonçalves, na Serra.

O Piratini não informou a localização exata dos outros oito imóveis, apontando que há bens ainda ocupados por terceiros que não foram comunicados sobre a nova destinação dos imóveis.

O atual presídio militar, chamado de Batalhão de Polícia de Guarda, fica no bairro Partenon, na Capital, junto a uma série de edifícios da Brigada Militar. O novo deve ser erguido na mesma quadra.


Fonte: Site - GZH link: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2023/10/governo-do-rs-encaminha-construcao-de-nova-prisao-exclusiva-para-policiais-militares-por-r-27-milhoes-clnelwh44002u013znjnfp7ge.html> Acesso em: 06/10/2023


Compartilhe


Leia Mais

VITÓRIA JUDICIAL -  Julgador entende pela improcedência da denúncia, com a consequente absolvição sumária de PM denunciado

Foi proferida sentença, pela 1ª Vara Criminal de Pelotas, correspondente a um PM processado pela prática, em tese, do crime de homicídio doloso. O julgador entendeu pela improcedência da denúncia ofertada pelo Ministério Público

DEPARTAMENTO JURÍDICO
Nota Conjunta das Entidades da Brigada Militar

As Entidades Representativas ABAMF, ASSTBM, AOFERGS e FERPMBM-RS, reuniram-se na Secretaria de Gestão e Planejamento com a Secretária Danielle Calazans, o Secretário de Segurança Pública Sandro Caron, o Comandante Geral da BM Cel. Feoli e o Comandante do Corpo de Bombeiros Cel. Estêvam, para tratar assuntos da categoria.

DEMANDAS CLASSISTAS
Brigada Militar realiza salvamento de uma mulher em Cerrito

Na tarde deste domingo (23/07), na estrada do Camping, em Cerrito, os policiais militares realizaram o salvamento de uma mulher que estava em situação de afogamento no Rio Piratini.

HERÓIS REAIS

Conheça Nossos Parceiros

SHEILA HECK

Psicóloga clínica
6MH2+CX Centro, Pelotas - RS
Aline Harter

Dentista
Pelotas e Pedro Osório, RS